Torres Vedras receberá fábrica de eletrolisadores para produção de hidrogénio

A celebrar 90 anos de história, a HyChem anunciou, no âmbito do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência), a aprovação de um novo projeto de inovação industrial, a executar em parceria com a TecnoVeritas.

Trata-se de uma nova fábrica de eletrolisadores para a produção de hidrogénio, que será construída nos terrenos de Matacães, em Torres Vedras, onde se localiza uma das (duas) concessões de exploração mineira de salgema da HyChem, e deverá estar concluída até ao final de 2026.

Detida, desde 2021, pela A4F Algae for Future, holding de um grupo empresarial de capital exclusivamente português, a HyChem recorda a odisseia industrial que vem acontecendo desde os tempos em que a Póvoa era uma aldeola até aos dias de hoje, em que integra uma das freguesias mais populosas e mais industrializadas de Portugal.

A cidade de Póvoa de Santa Iria e a instalação industrial da HyChem partilham uma história comum de crescimento, uma relação forte de interdependência e uma cumplicidade na reinvenção do futuro. Ambas se desenvolveram a partir do zero, para atingirem as posições de relevo que detêm na região e no contexto económico e social do país.