Torres Vedras investe mais de 100 mil euros na gestão florestal e na prevenção de incêndios
A Câmara Municipal de Torres Vedras reforçou a aposta na gestão florestal e prevenção de incêndios, com a constituição de uma nova equipa de Sapadores Florestais e a aquisição de um estilhaçador. A apresentação da equipa decorreu esta segunda-feira, 22 de março, na Mata do Convento do Varatojo, refere o município numa nota de agenda.
Com a constituição desta equipa, a autarquia passa a contar com dez sapadores, reforçando, assim, o “dispositivo para a prevenção de incêndios rurais, vigilância, primeira intervenção e rescaldo aos incêndios, silvicultura preventiva e gestão de áreas florestais”, lê-se no comunicado. A nova equipa terá também “uma viatura todo o terreno, equipada com uma unidade hidráulica para supressão de incêndios”, adianta o município.
Os Sapadores Florestais passam ainda a dispor de um estilhaçador florestal, permitindo que o material lenhoso resultante das desmatações e abates posso ficar estilhaçado nos locais de intervenção, servindo de matéria orgânica para fertilização dos solos.
Segundo a autarquia, a nova equipa e a aquisição do estilhaçador representam um investimento de 110.500 euros.
A apresentação inseriu-se nas comemorações do Dia Internacional das Florestas, assinalado a 21 de março. Na ocasião, foi plantado um sobreiro, junto à Capela do Sobreiro na Mata do Convento do Varatojo.