A Câmara Municipal de Torres Vedras instalou prados no Corredor Ecológico do Sizandro, que liga o Parque Verde da Várzea ao Parque do Choupal. Este corredor ecológico, que acompanha o Rio Sizandro e a Ribeira da Conquinha, proporciona um habitat ideal para diversas espécies, incluindo insetos polinizadores essenciais para a manutenção dos ecossistemas.
Por esse motivo, o prado só deve ser cortado após completar o seu ciclo de vida, ou seja, após germinar, crescer, florir e frutificar. Este tipo de revestimento, que está também presente em outras áreas urbanas da cidade tais como a Encosta de São Vicente e a Vala dos Amiais, reduz assim a necessidade de manutenção e constitui um ecossistema mais resistente e favorável a diversas espécies.
A sua concretização vem no âmbito do projeto Biodiversity Genomics Europe (BGE), que está a ser desenvolvido em Torres Vedras com diversos parceiros a nível europeu. Visa melhorar o inventário de polinizadores (e outros artrópodes) em habitats urbanos e agrícolas; identificar características dos polinizadores associadas à vida urbana; quantificar as diferenças nas comunidades de polinizadores entre habitats urbanos e agrícolas; e envolver cientistas, cidadãos e a comunidade na amostragem de polinizadores.
Através do estudo dos polinizadores, os cientistas procuram identificar as melhores práticas para a criação de cidades mais verdes e sustentáveis.