Torres Novas: Povoações passam a serem abastecidas pelo sistema da EPAL a partir de Outeiro Grande
As obras de construção de uma conduta adutora que permita abastecer as povoações da Mata, Chancelaria, Pafarrão, Lugarinho e Maçaroca a partir do Reservatório de Outeiro Grande devem iniciar-se em outubro de 2020 e têm um prazo de execução de seis meses. O contrato assinado pela Águas do Ribatejo (AR) e a construtora Aquino Construções, SA tem o valor de 389.221,20 euros.
Em comunicado, a AR informa que os trabalhos a realizar consistem na “execução da nova adutora com cerca de 2138 metros de cumprimento para ligar graviticamente os dois reservatórios”, tendo como objetivo principal, “abastecer as redes de distribuição servidas pelo reservatório de Rendufas (“Subsistema da Mata”) a partir do sistema em “alta” sob gestão da EPAL”.
Pedro Ferreira, vogal do Conselho de Administração da AR e presidente da Câmara Municipal de Torres Novas explica que “será reforçada a fiabilidade, segurança e qualidade do serviço prestado, garantindo que o abastecimento de água de qualidade ocorre de forma regular durante todo o ano”. A empresa recorda que a qualidade da água distribuída a partir do Reservatório de Outeiro Grande é de “excelência com o cumprimento de 100% dos parâmetros analisados por entidade certificada”.
Segundo Pedro Ferreira, a ligação gravítica com origem no reservatório de Outeiro Grande “permitirá ainda a desativação da captação da AC1 da Mata, dado que esta se encontra fora-de-serviço. A nova conduta de ligação entre os reservatórios será constituída por uma tubagem em Polietileno de Alta Densidade PEAD DN125 reduzindo o risco de roturas e com uma vida útil prevista para um horizonte de longo prazo. As redes de fibrocimento, nomeadamente troço de adução e distribuição do reservatório de Outeiro Grande e o troço de distribuição do reservatório de Rendufas, serão substituídas por Polietileno de Alta Densidade PEAD”.
A empreitada contempla também a execução de novos recintos e a reabilitação da câmara de manobras nos reservatórios existentes em Rendufas e Outeiro Grande.
Segundo o mesmo comunicado, esta operação financiada apenas com capitais próprios da AR insere-se no plano de investimentos previsto para o concelho de Torres Novas na área do abastecimento de água com o objetivo de reduzir as fragilidades existentes nos sistemas mais antigos.