A Praia da Torre foi considerada, em 2018, uma Praia de Ouro pela Quercus.
De assinalar que esta distinção tem por base critérios estabelecidos pela Quercus, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e tendo em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Para receber a classificação de praia com Qualidade de Ouro, a água balnear tem, obrigatoriamente, de apresentar qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares (de 2012 a 2017).
Com esta iniciativa, a Associação Nacional de Conservação da Natureza realça as praias que ao longo de vários anos – cinco, neste caso – apresentam sistematicamente águas balneares de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
A Torre é, assim, uma das 390 praias com Qualidade de Ouro em Portugal – menos seis do quem 2017 – num total de 640 praias. Das praias identificadas, 342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e 9 são de transição.