A Quercus atribuiu, pela primeira vez, a todas as praias do concelho de Loulé, a classificação de “Qualidade de Ouro”, distinção das zonas balneares do país com os melhores resultados em termos de qualidade da água. Esta avaliação efetuada pela Quercus, baseada em dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), é mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspeto em específico, uma vez que se baseia na boa qualidade da água balnear nos últimos cinco anos e qualidade excelente nos últimos dois anos, explica o município.
No município de Loulé, a classificação “Praia com Qualidade de Ouro 2016”, que atesta a excelência inequívoca das praias, vai permitir que a Bandeira Dourada seja hasteada nas 10 praias do Concelho – Vilamoura (na foto), Quarteira, Almargem, Forte Novo, Loulé Velho (freguesia de Quarteira), Vale do Lobo, Garrão Poente, Garrão Nascente, Ancão e Quinta do Lago (freguesia de Almancil), passando assim a 100% da costa louletana com este símbolo de excelência.
Recorde-se que recentemente todas as zonas balneares do Concelho de Loulé receberam também a Bandeira Azul, enquanto que a Praia de Vilamoura conquistou o prémio de “Praia + Acessível”, dois galardões atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa.
As praias do Concelho têm consolidado a sua qualidade ambiental e apresentam excelentes condições para a prática balnear. Com uma faixa costeira de 14 quilómetros, Loulé oferece extensas praias de areia fina e dourada, longas horas de sol, clima ameno e algumas das melhores estruturas turísticas do Algarve e do País. Criar uma diferenciação pela qualidade de excelência é o que a Câmara Municipal de Loulé pretende para as praias do Concelho de Loulé.