Tiago Pitta e Cunha integra Estrutura de Alto Nível da Comissão Europeia dedicada aos Oceanos
Tiago Pitta e Cunha, presidente executivo da Fundação Oceano Azul, foi selecionado para integrar o Conselho de Missão da Comissão Europeia “Oceanos Saudáveis, Mares, Águas Costeiras e Interiores”.
No âmbito do programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) para o período de 2021-2027 “Horizonte Europa”, que conta com fundos no valor de 100 mil milhões de euros, o Oceano foi considerado, pela Comissão Europeia, como uma prioridade, a par de outros quatro temas.
A Fundação Oceano Azul congratula-se com o facto de, pela primeira vez, a Comissão Europeia ter estabelecido um painel com esta importância para o oceano, bem como com a nomeação de dois dos seus membros do Conselho de Administração, Tiago Pitta e Cunha, CEO, e Peter Heffernan, conselheiro especial, para integrarem esta estrutura. Pascal Lamy, antigo comissário europeu e que foi diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), irá liderar este Conselho de Missão.
Cada comité de missão é composto por 15 especialistas que, até ao final de 2019, vão identificar o primeiro conjunto de ações possíveis nas respetivas áreas. Além disso, será criada uma assembleia para cada missão, reunindo um número maior de especialistas que possam contribuir com ideias, conhecimento e expertise adicionais que serão fundamentais para o sucesso das cinco missões.
O programa “Horizonte Europa”, estabelecido para 2021-2027, dá continuidade ao programa Horizonte 2020 e é o principal programa de financiamento da ciência, na Europa.