Teve lugar ontem, dia 18 de abril, na Fundação de Serralves, a visita do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, à 5ª edição do BioBlitz – “Descobre a Natureza do Parque de Serralves”, que decorre até esta sexta-feira para escolas e no fim de semana, de 21 a 23 de abril, para o público. Esteve também presente o presidente do Conselho de Administração da Lipor, Aires Pereira.
Realizado em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e com o apoio da LIPOR, o Bioblitz visa promover a divulgação e difusão do conhecimento científico sobre a biodiversidade urbana através do contacto com investigadores, assim como da participação em atividades educativas gratuitas, de teor científico e pedagógico.
Organização quer ultrapassar número de participantes da edição anterior
Segundo comunicado da Lipor, a iniciativa contou com a presença de 23.199 participantes em 2017, dos quais 16.156 foram público escolar. Nesta 5.ª edição, a iniciativa conta já com a presença de mais de 17 mil participantes, avança, sublinhando que estes são “números que têm vindo a aumentar ao longo da semana”.
A edição de 2018 apresenta um Bioblitz com 10 temáticas nucleares: árvores e arbustos; briófitas; líquenes; cogumelos; micromamíferos; aves; insetos; morcegos; anfíbios; e répteis. Todas elas são trabalhadas através de três tipologias de oficinas assumidas por educadores do Serviço Educativo de Serralves e do CIBIO, num total de 750 oficinas por semana, nomeadamente a arte, o ambiente e a ciência.