Thyssenkrupp apresenta, hoje, no Fórum Global de Eficiência Energética 2017, em Washington, a sua mais recente inovação para tornar a mobilidade urbana mais verde: um sistema net zero energy, que também pode ser aplicado aos elevadores já instalados. Os edifícios são responsáveis pelo consumo de 40% do global de energia, pelo que esta inovação assinala o momento de viragem para a indústria da construção e abre as portas a novas tecnologias para poupança de energia.
Para desenvolver esta tecnologia, a thyssenkrupp inspirou-se nos longos ciclos de vida dos elevadores. Em média, os elevadores permanecem nos edifícios 15 anos, sendo, em cada ano, as novas instalações responsáveis por apenas com 6% no total das 12 milhões de unidades atualmente em operação. Em todo o mundo, os elevadores transportam diariamente mais de um bilião de pessoas e totalizam até 10% do consumo de energia de um edifício. Por este motivo, para a thyssenkrupp era fundamental apresentar uma solução que melhorasse a eficiência nos elevadores já existentes, contribuindo para a redução do consumo global de energia no espaço já construído.
O conceito net-zero visa melhorar a eficiência energética mesmo quando o elevador está inativo, o que pode chegar a 70% da sua média de vida. Este conceito usa novos tipos de controladores que colocam o elevador em “hibernação” ou a “dormir” quando não está em funcionamento. A energia necessária pode ser gerada através de painéis solares, o que permite ainda gerar mais energia do que aquela que é consumida.