A adoção do hidrogénio como uma fonte de energia renovável, limpa e zero emissões de CO2 promete uma revolução eliminando as emissões poluentes responsáveis pelas alterações climáticas.
Hidrogénio e segurança
À medida que um número crescente de indústrias adere ao uso do hidrogénio é importante que os riscos de produção, armazenamento, transporte e uso desse combustível sejam entendidos e as corretas medidas e sistemas de segurança sejam implementadas.
As propriedades químicas do hidrogénio colocam desafios que são únicos, nomeadamente:
- O gás não é visível nem apresenta cheiro pelo que é praticamente indetectável pelos nossos sentidos;
- Quando misturado com o ar, o hidrogénio é altamente combustível, apresentando uma larga gama de inflamabilidade entre 4 e 77% do volume em ar. No entanto, a sua chama é muito pálida e praticamente invisível de dia;
Da sua combustão resulta apenas água, não sendo possível detectar a chama com a generalidade dos detectores de chama que “procuram” a presença de CO2 e fuligem pelo que serão necessários detectores de chama especiais.
Graças às suas representadas OLDHAM, SIMTRONICS e GMI agrupadas na TELEDYNE GAS AND FLAME DETECTION a THETA fornece, instala e mantem os sistemas fixos de detecção de gás e chama e os detectores portáteis necessários para garantir a segurança na produção, no armazenamento, no transporte e na utilização de hidrogénio.
Na THETA somos especialistas no controlo e deteção de gases em ambientes laboratoriais e industriais. Conte connosco desde o fornecimento à instalação, passando pela verificação, ajuste e manutenção dos seus equipamentos portáteis e sistemas fixos de deteção de gases.
Site: www.theta.pt
Conteúdo da responsabilidade da THETA
Este artigo foi incluído na edição 99 da Ambiente Magazine