Tetra Pak e SPV apelam aos portugueses para colocar as embalagens no ecoponto amarelo
No âmbito do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” lançado em maio, a Tetra Pak e Sociedade Ponto Verde reforçam a importância do mesmo, na medida em que, pretende envolver os sistemas de gestão de resíduos urbanos (SGRU) de Portugal continental e ilhas e todos os portugueses que queiram dar o seu contributo.
Desta forma, os portugueses têm apenas que colocar todas embalagens de leite, sumos, natas, etc. (pacotes de bebidas, as chamadas ECAL – Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos) no ecoponto amarelo ou pelo sistema de recolha porta a porta. “Uma ação simples que dará um donativo a uma organização de responsabilidade social”, indicam as entidades, acrescentando que, “ao colocarem as embalagens no ecoponto amarelo não só fazemos a nossa parte para com o meio ambiente, como também contribuímos na ajuda de uma associação de cariz social”.
A particularidade do prémio é o seu carácter social pois o valor deverá ser entregue a uma organização de responsabilidade social, escolhida pelo SGRU, cuja atuação decorra na sua área de abrangência. Assim premeia-se toda a comunidade que contribuiu para o alcançar do objetivo comum. O SGRU que registe um maior aumento percentual de ECAL retomadas face ao ano 2020 será premiado com o valor em numerário de 10 mil euros.
De acordo com as entidades promotoras do concurso, este tipo de embalagem, os pacotes de bebidas, têm tido um grande aumento na recolha seletiva, mas é necessário que a sua recolha cresça muito mais, uma vez que as ECAL que não são colocadas nos Ecopontos, vão junto com os resíduos urbanos da recolha indiferenciada cujo destino é eliminação (aterro/incineração), e perde-se todo o potencial de reciclagem e novas matérias-primas que daí advêm.