A Tetra Pak e a Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, dão início ao concurso “Este Natal os enfeites são por tua conta”. De acordo com a empresa que fabrica embalagens para alimentos, a iniciativa tem como objetivo “chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente. Dirigido à rede nacional de Eco-Escolas, o desafio consiste em “criar enfeites de Natal originais”, feitos predominantemente de embalagens de cartão da Tetra Pak da marca Compal.
Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, refere que “as épocas festivas são sempre uma excelente oportunidade para demonstrar, de forma concreta e visível, as inúmeras opções que existem para serem implementadas ações sustentáveis, que contribuam para o futuro do nosso planeta. Este passatempo integra o plano de iniciativas que desenvolvemos junto da população para promover este tipo de práticas, neste caso alertando de uma maneira didática e criativa os mais jovens para a importância da reciclagem, e alertando que as embalagens de cartão para sumos ou leites devem sempre ser colocadas sempre no ecoponto amarelo.”
A iniciativa destina-se, assim, às escolas da rede Eco-Escolas do país, de todos os graus de ensino. As inscrições para o passatempo “Este Natal os enfeites são por tua conta” já se encontra abertas e a participação é gratuita: “Cada escola é convidada a realizar entre 10 e 20 enfeites de Natal originais”, lê-se no comunicado. No final, será atribuído um prémio a cada uma das seis escolas premiadas para que se tornem mais sustentáveis.
Para Ana Rita Martins, marketing manager da Compal: “Dar o melhor pela fruta” é contribuir também para um futuro mais sustentável ao longo de toda a cadeia de valor, do pomar até ao copo. E a parceria que temos desenvolvido com a Tetra Pak e a rede nacional de Eco-Escolas é uma parte importante da participação ativa que a Compal tem na promoção da consciencialização ambiental dos consumidores. Todos devemos procurar ser parte da mudança que queremos para o nosso planeta, e os hábitos de consumo das gerações mais jovens são essenciais para a construção de um futuro mais sustentável. É um orgulho podermos contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes da sua pegada ecológica.”
Segundo Margarida Gomes, coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas, “iniciativas como “Este Natal os enfeites são por tua conta” atuam na base da nossa missão. Para além de desafiar de forma lúdica e pedagógica as escolas, permitindo estimular a aprendizagem dos alunos em várias vertentes fundamentais à sua literacia ambiental, a atribuição de prémios contribui diretamente para que as escolas possam adquirir equipamentos que promovam a sua sustentabilidade. Fica lançado o repto para um Natal com enfeites mais sustentáveis e únicos, sendo que todos sairão vencedores nesta atividade: os alunos, as escolas, e o planeta”.
A inscrição e submissão dos trabalhos deverá ser concluída até ao dia 11 de dezembro de 2020 na plataforma Eco-Escolas. O regulamento e todas as informações úteis sobre a iniciativa estão disponíveis para consulta no website.