A Tetra Pak anunciou a aposta em soluções de produção industrial inovadoras que incluem a criação da “fábrica do futuro”, recorrendo à utilização da Inteligência Artificial, o lançamento de uma plataforma para embalagens conectadas e a criação de um programa de avaliação energética em parceria com a ABB. Através destas iniciativas, a empresa tem como objetivo o “aumento da eficiência, a redução de custos, e a diminuição de impactos ambientais”, refere em comunicado.
Com a finalidade de encontrar alternativas que permitam “modernizar o seu próprio processo produtivo e o dos seus clientes e parceiros”, a Tetra Pak comunicou o lançamento de várias iniciativas no contexto da sua estratégia de inovação:
- Plataforma para embalagens conectadas, que irá permitir transformar as embalagens produzidas pela empresa em “canais de informação interativos, funcionando como ferramentas digitais de suporte e geradoras de dados relevantes para produtores, retalhistas e consumidores;
- Projeto da “fábrica do futuro”, com aplicação de tecnologias digitais baseadas em Inteligência Artificial que permitem mudar a forma como a indústria alimentar opera, podendo as máquinas comunicar entre si e com os sistemas digitais responsáveis pela totalidade das operações, conseguindo decisões mais rápidas, uma maior velocidade de produção, a redução de erros e a minimização do desperdício;
- Programa pioneiro de avaliação energética digital, realizado em parceria com a ABB, com o objetivo de ajudar os produtores alimentares a reduzir custos e o seu impacto ambiental.
Para Emmerson Beraldi, service director da Tetra Pak Ibéria e responsável pela área de inovação, “estas iniciativas representam um importante passo no contexto do processo de evolução estratégica da Tetra Pak em termos de inovação. A enorme competitividade a que estamos a assistir obriga-nos a continuar a olhar para as soluções que utilizamos com um espírito crítico e a repensar as ferramentas que utilizamos. Só desta forma poderemos continuar a prestar o melhor serviço a clientes e parceiros, tendo sempre como prioridade a melhoria da eficiência do processo produtivo, a redução de custos e a diminuição dos impactos ambientais”.
Plataforma para embalagens conectadas
Com este projeto, a empresa afirma que será possível transformar “simples” embalagens de sumo ou leite em autênticos canais de informação interativos. Estas embalagens, que já têm sido testadas em alguns países, abrem inúmeras possibilidades a todas as partes envolvidas, trazendo benefícios para produtores (proporcionando uma maior rastreabilidade e monitorização do desempenho do produto no mercado e obtendo dados que permitem a melhoria do processo produtivo, do controlo de qualidade ou da transparência da cadeia de distribuição); para retalhistas (dotando-os de uma maior visibilidade sobre a cadeia de distribuição e de insights em tempo real e possibilitando uma melhor gestão de stocks, o alerta para o surgimento de problemas ou a monitorização do desempenho das entregas); e para consumidores (garantindo o acesso a vastas quantidades de informação, como data e local de produção, ciclo de distribuição, locais de reciclagem, entre outros).
“Fábrica do Futuro”
No âmbito do projeto da “fábrica do futuro, a Tetra Pak destaca a aplicação de tecnologias digitais através de soluções baseadas em inteligência artificial. Colocando em comunicação as máquinase os sistemas digitais responsáveis pela totalidade da operação, torna-se possível automatizartarefas de diagnóstico de problemas ou de processamento de encomendas e entregas, porexemplo. Deste modo, a componente humana poderá focar-se na gestão dos complexosindustriais, tomando decisões rápidas e mais informadas, aumentando a velocidade daprodução, reduzindo erros e minimizando o desperdício de produtos. Neste contexto, a Tetra Pak está a trabalhar com parceiros como a Microsoft, a ABB, a SAP e a Elettric80, uma empresaresponsável por soluções de logística automatizada.
Programa de avaliação energética digital
Numa colaboração estratégica que combina as soluções digitais da ABB AbilityTM e a especialização única da Tetra Pak na indústria alimentar, este programa pioneiro de avaliação energética digital foi desenvolvido especificamente para produtores alimentares. Fazendo uma avaliação à totalidade de uma fábrica, este programa ajuda os empresários a identificar ineficiências, minimizando o impacto ambiental e maximizando a rentabilidade dos seus recursos. Através desta solução, é possível receber recomendações para a redução do consumo energético, representando um potencial enorme na redução das emissões de carbono. Baseado em projetos-piloto realizados no continente americano, o programa poderá potencialmente reduzir as emissões de carbono na indústria alimentar e de bebidas e reduzir o custo energético entre 15% a 25%.