Territórios com gestão da INDAQUA contam com recorde de Bandeiras Azuis e de Ouro

Nos territórios onde a INDAQUA é responsável pela gestão de saneamento, entre 2023 e 2024, o aumento de bandeiras que distinguem a qualidade das praias foi registado, sobretudo, em Matosinhos.

Nesta época balnear, cinco novas praias passam a contar com a Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela associação ambientalista Quercus, que distingue especificamente a qualidade da água balnear. Angeiras Sul, Aterro, Senhora-Boa Nova, Fuzelhas e Leça da Palmeira são as novas entradas, que se juntam à já extensa lista de nove praias de Matosinhos que tinham sido galardoadas no ano anterior.

Se, em Matosinhos, o total de Bandeiras de Ouro ascende às 14 praias (o máximo a nível nacional), o número aumenta quando falamos de Bandeiras Azuis.

São 17 os areais onde vai ser visível este galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa: todas os que detêm Bandeira de Ouro e ainda as praias Pedras da Agudela, Praia dos Beijinhos e Azuis Conchinha. Esta última volta a entrar na lista este ano.

Para além de Matosinhos, a gestão de saneamento realizada pela INDAQUA tem também dado o seu contributo à qualidade de água balnear noutros dois municípios: Vila do Conde e Santa Maria da Feira.

Em Vila do Conde, foram atribuídas seis Bandeiras Azuis e uma nova Bandeira Qualidade de Ouro (praia da Árvore) juntou-se aos quatro galardões do ano anterior. Já em Santa Maria da Feira, é a praia fluvial da Mâmoa que merece ambas as distinções.

Este ano, são 398 as praias fluviais e costeiras galardoadas, em Portugal, com Bandeira Azul e 420 com Qualidade de Ouro.