Terminou a consulta pública da Área Marinha Protegida do Recife do Algarve

Na passada sexta-feira, 4 de agosto, chegou ao fim da Consulta Pública do Acto de Classificação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, coordenada pelo ICNF.

Esta consulta revelou uma forte participação, com 160 comentários e 86 documentos submetidos. Entre as entidades participantes estão incluídos os municípios de Albufeira, Lagoa, Silves, Loulé e Faro, associações de pescadores, indústria hoteleira, agrupamentos escolares, empresas marítimo-turísticas, escolas de mergulho, várias organizações não governamentais e instituições científicas, a par de outros representantes da sociedade civil.

O CCMAR/Universidade do Algarve e a Fundação Oceano Azul, congratularam o Governo e o ICNF pela condução da Consulta Pública, assim como todos os cidadãos e entidades que nela participaram, demonstrando a importância nacional deste projeto regional, fundamental para a proteção do oceano e do na região do Algarve.

As áreas marinhas protegidas, quando devidamente desenhadas e implementadas, produzem mais peixes, peixes maiores e sustentam uma maior diversidade de espécies.

Por sua vez, pode-se ter uma atividade económica mais valorizada, com maior retorno para a pesca, um turismo mais sustentável, valorizando os territórios, as atividades e os produtos do mar protegendo e valorizando este capital natural e garantindo os interesses e necessidades da comunidade que dele depende.