Na 7.ª edição, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal, organizado pela PortugalFoods, desfia mais uma vez os jovens universitários a desenvolverem produtos alimentares criativos, inovadores e sustentáveis. O vencedor dará a conhecer o seu projeto à Europa, mas antes terá de concorrer a nível nacional. As candidaturas ao prémio terminam no dia 24 de maio.
“Esta é a oportunidade para estudantes e investigadores do Sistema Científico e Tecnológico nacional, organizados em equipas multidisciplinares, poderem apresentar os seus projetos a um painel de júri de pré-seleção”, informa a PortugalFoods, em comunicado.
No documento, a organização desta iniciativa explica que “todas as variáveis serão analisadas”. “Os produtos a concurso deverão ser inovadores e sustentáveis desde o conceito, passando pela formulação, modo de produção, ‘packaging’ ou até mesmo pela estratégia de marketing e comercial, sem esquecer as dimensões nutricional e sensorial”, pode ler-se.
Os projetos finalistas serão selecionados por um júri multidisciplinar e depois apresentados na competição nacional. O evento acontece no próximo dia 4 de julho, e dele sairá o representante de Portugal no concurso europeu.
Segundo a Portugal Foods, a competição europeia é organizada desde 2008 e, até hoje, mobilizou mais de 4.000 estudantes, 500 instituições de ensino e 2.000 empresas a nível europeu. Dela resultou o desenvolvimento de mais de 860 produtos alimentares “eco-inovadores”, dos quais mais de 100 foram industrializados ou comercializados.