O forte nevão provocado pela tempestade Jonas – considerado o pior nevão desde 1922 quando a neve atingiu os 71 centímetros de altura – afetou os Estados Unidos durante todo o fim de semana.
O mau tempo, provocou a morte a pelo menos 16 pessoas. Segundo as autoridades, 13 morreram em acidentes de aviação devido à neve no Arkansas, Carolina do Norte, Kentucky, Ohio, Tennessee e Virgínia, no sábado. Em Maryland foi registada uma morte e três em Nova Iorque, enquanto removiam neve. Na Virgínia morreram ainda duas outras pessoas de hipotermia.
Contudo, a forte tempestade, com rajadas de vento a atingir os 120 quilómetros por hora, começou ontem a acalmar e a dar tréguas à população, tendo sido iniciadas várias operações de rescaldo.
A histórica tempestade cobriu de neve o leste do país na sexta-feira e no sábado e paralisou várias cidades americanas como Nova Iorque e Washington, afetando pelo menos “85 milhões de pessoas em pelo menos 20 estados americanos, o que representa 25% da população do país”, destaca o jornal I. Foram sentidos ventos fortes, a visibilidade era nula, houve grandes acumulações de neve e as temperaturas rondaram os 20 graus negativos. Em Washington, a neve alcançou os 56 centímetros, e em Nova Iorque, 64.