
A Tejo Ambiente, EIM S.A., nasceu da união de seis municípios (Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha) com o objetivo de superar os desafios nos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos. Desde 2020, a empresa já investiu mais de 30 milhões de euros, focando-se em novas redes de saneamento de águas residuais e na renovação e aumento da eficiência nas redes de abastecimento de água.
Grande parte desses recursos foi obtida por meio de candidaturas ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), no âmbito do Portugal 2020, financiando cerca de 14 milhões de euros. As candidaturas apresentadas refletiram uma preocupação com a sustentabilidade e a eficiência no uso dos recursos, promovendo melhorias significativas nos serviços prestados.
No setor de saneamento, foram construídos 117 km de rede e 3.700 novos ramais, beneficiando 6.500 novos utilizadores. A intervenção na ETAR de Seiça destacou-se pela reabilitação de uma infraestrutura crucial, prolongando sua vida útil e assegurando o tratamento correto das águas residuais de cerca de 11.250 pessoas, além de contribuir para a despoluição da bacia hidrográfica do Nabão. De salientar que após 4 anos de atividade, foi possível aumentar a cobertura de rede fixa de saneamento de 53% em 2020 para 60% em 2023. Importa referir que a Tejo Ambiente garante ainda, através das redes móveis de saneamento de águas residuais (camiões limpa-fossas), todo o restante território não coberto pela rede fixa, garantindo assim 100% de cobertura nos 6 Municípios da Tejo Ambiente.
Na área de abastecimento de água, foram construídos 74 km de redes novas, melhorando a eficiência hídrica e reduzindo perdas de água. Em 2023, as perdas foram reduzidas em cerca de 512.612 m³, uma poupança de 20% face a 2022.
Com o próximo Quadro Comunitário de Apoio, a Tejo Ambiente prevê investir mais 36 milhões de euros nos próximos quatro anos, continuando a expandir e a melhorar a qualidade dos serviços para todos os munícipes. A aposta na eficiência e na sustentabilidade ambiental continua a ser um compromisso para o futuro da região.
Luís Miguel Albuquerque – Presidente do Conselho de Administração da Tejo Ambiente e Presidente da Câmara Municipal de Ourém
*Este texto foi publicado na edição 107 da Ambiente Magazine.