Tejo Ambiente: “A trabalhar em prol da qualidade de serviço aos nossos Munícipes”

Por Luís Miguel Albuquerque – Presidente do Conselho de Administração da Tejo Ambiente EIM S.A. e Presidente da Câmara Municipal de Ourém

A Tejo Ambiente, EIM S.A., nasceu da vontade política de seis municípios – Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha, que uniram esforços estratégicos nas necessidades de investimento, de forma a melhorar e resolver alguns dos seus grandes desafios nos serviços públicos de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos indiferenciados. Os municípios assinaram o contrato de gestão delegada a 01 de outubro de 2019 e a empresa iniciou a atividade a 01 de janeiro de 2020.

Foi uma decisão muito ponderada, e que entendemos, importante para o futuro, perante a necessidade de efetuar investimentos, nos respetivos concelhos, tendo em consideração, que o acesso a fundos comunitários só poderia ser feito, desde que, existissem agregações, entre concelhos.

Só assim houve disponibilidade de financiamento, proveniente de fundos comunitários, e que foi realizado, através da nossa empresa – Tejo Ambiente, que conseguiu a racionalização dos investimentos, quer em termos de escala quer em termos de gama, com eficácia e sustentabilidade operacional e financeira.

Desde 2020, até ao momento, foram já investidos mais de 30 M€ em novas infraestruturas, sendo que cerca de 84% foram investimentos em novas redes de saneamento, o que permitiu aumentar a taxa de cobertura saneamento de 53% para 58%, com um ganho potencial de 4.000 novos utilizadores destas redes fixas. Os restantes 16% do montante investido, visou a resolução definitiva de problemas com a qualidade da água, construindo-se 80km de novas redes!

No futuro, e tendo presente que o novo Quadro Comunitário de Apoio mantém o favorecimento do cofinanciamento de projetos neste setor, às entidades agregadas, esperamos continuar a efetuar os investimentos necessários para continuarmos a melhorar e a aumentar o número de munícipes, servidos por redes de saneamento, procurando desta forma o incremento da qualidade de serviço aos nossos Munícipes!
Estimamos que o investimento, nos próximos quatro anos seja de cerca de 36 milhões euros!

Este é o caminho que temos vindo a trilhar, e que esperamos continuar, em prol dos nossos munícipes e da melhoria da sua qualidade de vida!

*Este texto foi publicado na edição 104 da Ambiente Magazine