Foi recentemente inaugurado, no Dubai, o primeiro edifício de escritórios do mundo construído por uma impressora 3D. Com uma superfície de 250 metros quadrados, o “Office of the Future” foi construído utilizando uma impressora 3D que tem seis metros de altura, 36,50 metros de comprimento e 18,30 metros de largura, e está localizada perto das Emirate Towers no Dubai. A tecnologia de edifícios instalada, que inclui sistemas de controlo de acesso e videovigilância, foi fornecida pela Siemens e está integrada numa plataforma centralizada de gestão do edifício, que assegura custos de operação mais baixos e um consumo de energia reduzido.
“Temos muito orgulho em fazer parte deste projeto pioneiro e de estar a apoiar a estratégia de Smart City de Dubai, fornecendo tecnologia de ponta para a automação e o controlo digital e inteligente de edifícios”, disse Matthias Rebellius, CEO da divisão Building Technologies da Siemens.
Os principais componentes do “Office of the Future” foram integrados com a ajuda da plataforma de gestão de edifícios Desigo CC da Siemens. A plataforma permite o controlo e a otimização da infraestrutura técnica do edifício, dos sistemas de videovigilância, de climatização e de controlo de acesso a partir de um local central. Perfeitamente customizada, esta plataforma visualiza o estado dos diferentes sistemas em tempo real, permitindo aos operadores a monitorização e o controlo minucioso do desempenho do edifício.
“Integrar funções-chave num sistema inteligente de gestão de edifícios tem claros benefícios de segurança, custos e eficiência, e a Siemens é uma empresa líder capaz de combinar a gestão de todas as áreas da tecnologia de edifícios numa única plataforma integrada”, continuou Rebellius, acrescentando que “o Desigo CC disponibiliza aos operadores do edifício uma visão precisa dos seus ativos, permitindo não só uma gestão mais eficiente e transparente, como flexibilidade na utilização e consumos de energia mais baixos.”
A plataforma de gestão de edifícios Desigo CC também é capaz de gerir uma gama de sistemas de edifícios mais vasta, incluindo aquecimento, ventilação e ar condicionado, energia, iluminação e sombreamento, sendo os respetivos componentes adicionados quando os requisitos dos edifícios sofrem alterações. As instalações da plataforma Desigo CC espalhadas pelo mundo todo levaram a reduções na ordem dos 20% nos custos de operação dos respetivos edifícios.
Economia circular já é responsável por 90 milhões de euros de vendas no grupo Sonae
A aposta da Sonae na Economia Circular está a permitir implementar modelos de negócios e projetos inovadores que reforçam a...