A tecnologia da empresa EnergIoT foi a grande vencedora da 2ª edição do CleanTech Camp, um programa de aceleração que visa impulsionar start-ups ligadas à energia sustentável em Portugal e Espanha. A entrega de prémios realizou-se em Barcelona, e a decisão resultou da deliberação de um corpo de júris formado por especialistas e investidores do setor das energias sustentáveis.
Desta forma, a EnergIoT recebeu um prémio de 20 mil euros para além de um conjunto de serviços suplementares avaliados em 10 mil euros, e oferecidos pelos parceiros deste programa. Graças ao programa CleanTech Camp, a empresa EnergIoT irá mitigar a manutenção associada à substituição e carregamento de baterias de redes de sensores, especialmente em redes onde existe um elevado número dos mesmos e com difícil acesso, como é o caso das redes de distribuição de gás, linhas elétricas e geradores elétricos.
Entre os projetos finalistas, X1WIND foi o segundo classificado tendo-lhe sido atribuído um prémio monetário de 10 mil euros e um pacote de serviços complementares no valor de seis mil euros, para além de se posicionar como uma das empresas verdes do ano, entre os participantes de Portugal e Espanha.
Finalmente em terceiro lugar ficou a Rated Power, a quem foi atribuído um prémio monetário de cinco mil euros juntamente com quatro mil euros em serviços complementares.
A iniciativa CleanTech Camp, promovida pela InnoEnergy, Barcelona Activa e a Câmara de Lisboa e, patrocinada pela Gas Natural Fenosa, tem como objetivo a promoção da transferência tecnológica e empreendedorismo no campo das energias limpas da Península Ibérica. A ZBM, Impulse2Grow e Osborne & Clarke/ VdA também ofereceram serviços profissionais aos vencedores, de modo a acelerar o seu crescimento.