“Buy a Tee, Plant a Tree”, é o mote da nova coleção de t-shirts da Deeply. Produzidas com algodão 100% orgânico, foram desenvolvidas para durar, garantindo intemporalidade de estação para estação, informa a marca em comunicado.
As novas t-shirts são fabricadas em Portugal e representam a “responsabilidade ambiental” que está no ADN das coleções da Deeply, sendo que todo o processo envolve um “baixo consumo de água e energia”, destaca a marca no mesmo comunicado. Os estampados não contêm solventes (certificado OCS – Organic Content Standard) e os tingimentos foram feitos a partir de corantes naturais vegetais (com pigmentos derivados de resíduos agrícolas naturais e da indústria de ervas). Segundo a Deeply, estes corantes provêm das “galhas das árvores Quercus infectoria e Catechu da acácia, oferecendo um look natural que envelhece com o tempo e faz com que as peças evoluam com muita personalidade”.
Para além de privilegiarem materiais sustentáveis e uma produção social e ética, com condições de trabalho justas, as novas t-shirts da marca também contribuem para a reflorestação autóctone. Por cada t-shirt vendida, a Deeply vai contribuir para o futuro – projeto das 100 mil árvores da Área Metropolitana do Porto, um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas na região.
De acordo com a Deeply, este projeto, sem fins lucrativos e de responsabilidade social, que se desenvolve desde 2011, pretende promover a conservação e o restauro ecológico, através de ações que incluem a produção de espécies nativas, rearborização de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com espécies espontâneas da região. O objetivo é enriquecer a biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida.