Systemic vai incubar a Global Connects que impulsiona o financiamento climático sustentável na África e nos PALOP
A Systemic vai incubar a rede Global Connectors. Esta rede de especialistas internacionais em financiamento climático, pretende ajudar os países em desenvolvimento , com um enfoque particular nos países de língua portuguesa, a desenvolverem projetos que possam ser financiados pelos vários fundos climáticos e doadores internacionais existentes. Com uma equipa de consultores experientes em trabalhar com Banco Mundial, FAO, GCF e muitos outros, os Global Connectors posicionam-se como uma rede de referência para promover o crescimento verde e a resiliência climática no Sul Global, através do acesso ao financiamento climático disponível pelos países do Norte.
A Global Connectors surge como resposta às crescentes necessidades de financiamento e apoio técnico para enfrentar desafios ambientais, sociais e económicos que os países do hemisfério do Sul sentem. Atuando ao lado de governos, líderes do setor privado e organizações internacionais, a equipa de peritos tem experiência na criação de estratégias adaptadas que alinhem o desenvolvimento económico dos países com as metas climáticas globais.
Com uma equipa com profundo conhecimento em finanças climáticas, energias renováveis, desenvolvimento sustentável, e na forma como os fundos internacionais funcionam, a Global Connectors oferece serviços de assessoria, capacitação e desenvolvimento de estratégias personalizadas para que os países em desenvolvimento consigam aceder a fundos climáticos multilaterais, como o Green Climate Fund entre outros. Uma vez que a equipa tem consultores de Portugal e dos Palop, e tendo em conta que os PALOP são aqueles que mais dificuldade têm em aceder a estes fundos, os Global Connectors ambicionam conseguir promover a mudança nos países africanos de língua oficial portuguesa.
“Ao lançar a Global Connectors, estamos a dar um passo significativo para apoiar os PALOP a conseguir melhorar o seu acesso ao financiamento climático disponível, e dessa forma ajudar quer os Governos quer o setor privado a desenvolver políticas e a implementar projetos que melhorem a resiliência climática dos países e o seu desenvolvimento económico. Com uma equipa com mais de 20 anos de experiência internacional em financiamento sustentável e climático e fluente em português, estamos prontos para fazer a diferença,” afirma Sofia Santos, CEO da Systemic e Fundadora da Global Connectors.