O Super Bock Group, em parceria com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, lança uma campanha pioneira que valoriza os seus clientes pelo uso de embalagens reutilizáveis e sensibiliza os consumidores para a importância destas alternativas mais sustentáveis, como são o barril e garrafas de vidro reutilizável. São cerca de cinco mil os bares, cafés e restaurantes envolvidos neste piloto que decorre em Lisboa, Grândola, Porto e Setúbal, estando previsto o alargamento em 2025.
Nesses estabelecimentos estão a ser colocados selos que os identificam por já terem esta boa prática, elevando o reconhecimento por parte dos consumidores que os frequentam. Adicionalmente, o Super Bock Group desenvolveu outros materiais de comunicação que informam sobre os benefícios associados ao uso destes formatos de embalagem, enquadrando com as obrigações legais e as metas nacionais, já que, até 2030, 30% do total das embalagens que são colocadas no mercado têm de ser reutilizáveis.
Para a diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group, Graça Borges, “Esta é uma campanha que cumpre dois objetivos, que estão interligados. Estamos a valorizar os nossos clientes que já tendo decidido pelo uso destas embalagens mais sustentáveis podem incentivar a que outros adotem esta boa prática. E em paralelo, estamos a dar mais conhecimento aos próprios consumidores, muitos deles já preocupados com estes temas da Sustentabilidade e que, portanto, também valorizam esta opção, que comummente é designada de retornável por serem embalagens que voltam a ser cheias, após serem limpas e 100% higienizadas.”
Os benefícios são ambientais, económicos e sociais. Além da qualidade na prestação do serviço aos clientes, promove a conveniência, já que as embalagens reutilizáveis favorecem as tarefas no interior do estabelecimento, eliminando deslocações ao ecoponto; diminuem os custos a longo prazo, ao evitarem a necessidade de comprar, continuamente, embalagens de uso único, o que leva a uma redução dos custos operacionais; e potenciam a boa imagem do estabelecimento, assim como o reconhecimento por parte dos consumidores.
Para Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, a adoção de embalagens reutilizáveis oferece, além dos benefícios ambientais, alguma vantagem económica e uma oportunidade para as empresas se destacarem num mercado cada vez mais consciente e exigente. “Não sendo uma opção fácil para todos os estabelecimentos, pois requer um maior espaço de armazenagem, que nem sempre é possível, a preferência pelas embalagens reutilizáveis ajuda a diminuir a quantidade de resíduos gerados”, afirma, acrescentando que “ao reduzir a produção de novos materiais, colabora-se, também, com a diminuição da extração de recursos naturais e do consumo de energia, limitando a pegada de carbono.”
No que diz respeito à atividade do Super Bock Group, o consumo feito através de garrafas de vidro reutilizável e barril já representa 85% do volume que o Grupo realiza neste canal, nomeadamente em Cervejas. É de destacar, no caso do barril, que este formato gera zero resíduos, sendo particularmente expressivo quando um barril de 50 litros, por exemplo, representa 200 imperiais ou finos (considerando copos de 250 ml).
“Este é o momento da ação para se conseguir responder aos vários desafios que se colocam ao país, empresas e consumidores, nomeadamente para mitigar o impacto da atividade humana no ambiente. Por isso, estamos a aumentar a perceção pública quanto à importância do uso das embalagens reutilizáveis, assegurando que quem vem a estes cafés, restaurantes ou bares sabe que aí encontra um benefício adicional, preferindo frequentá-los de forma mais regular,” conclui a diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group.
Esta campanha, que conta com apoio da AHRESP, faz parte da estratégia do Super Bock Group, onde a Sustentabilidade está incorporada e na qual existe o compromisso de promover a circularidade das suas embalagens. Esta prioridade permite contribuir para uma maior eficiência na gestão de matérias-primas virgens, recursos naturais e materiais, fazendo com que estes tenham um maior reaproveitamento contínuo através da reutilização, aumentando, assim, a sua durabilidade. Nessa medida, o Grupo está empenhado em incentivar um maior uso deste tipo de embalagens no canal HORECA, onde existe um sistema que funciona. Recorde-se que um barril dura várias décadas, desde que manuseado corretamente, e as garrafas de vidro reutilizáveis têm mais de 20 vidas.