O Super Bock Group e o Greenvolt juntam-se para criar seis comunidades de energia renovável no norte e centro do país, em mais um passo na implementação do seu compromisso de descarbonização até 2030. A empresa portuguesa de bebidas irá instalar mais de 20 mil painéis solares em seis das suas unidades que permitirão reduzir as necessidades energéticas próprias e, ao mesmo tempo, partilhar o excedente com empresas e particulares nas comunidades envolventes, num raio de 4 quilómetros.
Os painéis solares fotovoltaicos ocuparão uma área de mais de 60 mil m2 e terão uma capacidade instalada global de cerca 11 mil kWp, permitindo a produção de mais de 16 mil MWh de energia limpa, anualmente.
As Unidades de Produção para Autoconsumo e as Comunidades de Energia a criar irão distribuir-se pelas várias unidades do Super Bock Group, designadamente na sede em Matosinhos, nos Centros de Produção de águas minerais naturais em Castelo de Vide, Ladeira de Envendos e Pedras Salgadas, na central de logística em Santarém e nas duas unidades hoteleiras, Pedras Salgadas Spa & Nature Park e Vidago Palace Hotel.
O CEO do Super Bock Group, Rui Lopes Ferreira, afirma que “este é um projeto sem paralelo no nosso setor, revelador do compromisso que o Super Bock Group assumiu com a Sustentabilidade e, consequentemente, com a descarbonização da sua atividade. Trata-se de um investimento significativo no desenvolvimento sustentável do nosso negócio sem esquecer aquele que é um dos nossos mais relevantes focos: as pessoas e o contributo positivo para as comunidades locais.”
Já José Queirós de Almeida, CEO de Greenvolt Comunidades, acrescenta que “o Super Bock Group percebeu desde logo o contributo das Comunidades de Energia para o seu compromisso com a Sustentabilidade, e acima de tudo o grande impacto triplo que projetos como estes trazem: económico, ambiental e social.”