A SunEnergy concluiu o seu mais recente projeto em modelo de autoconsumo com a instalação de painéis solares na ETAR de Alcanena, distrito de Santarém. Este é já considerado um dos maiores projetos de autoconsumo em ETARs em Portugal, ao contemplar a instalação de 1.764 painéis solares fotovoltaicos de 550W para produção de energia elétrica.
Com uma potência de 970 kW, este projeto vai permitir à ETAR de Alcanena reduzir a sua fatura energética e a nível ambiental irá permitir, também, uma redução de emissões de CO2 de 300 toneladas por ano.
Este projeto tem a particularidade de ter monitorização de produção painel a painel, pelo que, se algum painel fotovoltaico sofrer algum problema, este será imediatamente identificado, o que permite aumentar significativamente a eficiência global do sistema e a sua performance.
“A sustentabilidade é um tema fulcral, pelo que resolvemos avançar com este projeto e instalar painéis solares para autoconsumo, procurando colmatar o consumo energético elevado e regular, muito habitual nas ETARs. Desta forma, estamos a ajudar o planeta e, ao mesmo tempo, reduzimos a despesa de energia”, afirma Rui Rosa, Responsável de Gestão de Manutenção da Aquanena.
Para Jaime Veiros, Responsável de Desenvolvimento de Negócio da Sunenergy, “a redução da fatura energética e da pegada ecológica têm sido dois fatores fundamentais para as empresas mudarem para fontes de energia mais sustentáveis, como é o caso da energia solar fotovoltaica. A SunEnergy tem estado ao lado de muitas destas empresas, com projetos de referência no panorama nacional de autoconsumo, posicionando-nos como uma dos principais players na área da energia solar em Portugal”.