A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, instalou recentemente painéis solares fotovoltaicos em cinco escolas do concelho de Viseu, após ter vencido um concurso público lançado pelo respetivo Município.
Os consumos de energia do setor público em geral e, em particular, dos edifícios escolares são elevados e muito regulares. Por isso, os sistemas de autoconsumo permitem que as câmaras municipais consigam obter poupanças significativas na sua fatura energética, já que se trata de um modelo de produção descentralizada de energia que tira partido do facto de produzir energia a partir do sol, numa altura em que é mais cara, precisamente durante o dia.
Este novo projeto da Câmara Municipal de Viseu, com 95 kW de potência, contemplou a instalação de 312 painéis solares fotovoltaicos nas seguintes instituições de ensino: Jardim de Infância e Escola Básica de Jugueiros; Centro Escolar Aquilino Ribeiro; Centro Escolar Arnaldo Malho (Rio de Loba); Centro Escolar Rolando Oliveira (Viseu Norte); e Jardim de Infância e Escola Básica do Viso. Além de uma significativa redução da fatura energética, o projeto irá também permitir uma redução assinalável das emissões de CO2, na ordem das 60 toneladas por ano.
Paulino Oliveira, da SunEnergy, afirma: “Este é mais um projeto que muito nos orgulha pelo impacto significativo que terá nestas escolas de Viseu, tornando-se evidente a aposta da cidade em procurar combater as alterações climáticas. Tendo a SunEnergy garantido o cumprimento dos requisitos do caderno de encargos do projeto, demonstrámos a nossa capacidade de encontrar soluções de engenharia ajustadas às necessidades de um projeto deste tipo a preços muito competitivos. É com satisfação que caminhamos juntos neste objetivo.”
Ao longo de dez anos de existência, a SunEnergy tem vindo a somar vários projetos de instalação de painéis solares em edifícios do Estado, tais como escolas, piscinas municipais, instalações desportivas, bibliotecas, equipamentos sociais, equipamentos culturais, edifícios de paços do concelho, entre outros. Fazem parte do portefólio de clientes do setor público instituições como Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); Universidade de Coimbra; Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP); Comunidade InterMunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC); Câmara Municipal de Águeda; Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha; Câmara Municipal da Figueira da Foz; Câmara Municipal de Oliveira do Bairro; Câmara Municipal de Alenquer.
Recentemente, a SunEnergy obteve Alvará Classe 5 concedido pelo Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC), o que faz com que a empresa fique habilitada a concorrer a projetos públicos com valor até 2.656.000€. Com esta habilitação, a SunEnergy volta a posicionar-se como uma das principais empresas do setor da energia solar em Portugal.