A SunEnergy acaba de concluir um novo projeto em modelo de autoconsumo. A instalação dos 1.724 painéis solares fotovoltaicos foi efetuada em Soure, numa das unidades industriais da Omya, informa a empresa.
Este é um dos maiores projetos da SunEnergy e caracteriza-se por ter 1 MW de potência total, com a particularidade de os painéis serem instalados no solo, em terrenos da empresa contíguos à unidade industrial da Omya. “A instalação de 1.724 painéis solares fotovoltaicos de 580W vai permitir à empresa uma significativa redução da sua fatura energética, na ordem dos 150 mil euros por ano, bem como a diminuição anual de 700 toneladas de emissões de CO2”, refere a SunEnergy.
A Omya é uma multinacional suíça com mais de 130 anos de história, especialista na produção de minerais industriais e uma das principais empresas do setor químico a nível mundial. Em Portugal, a empresa é líder de mercado na produção de cargas minerais e possui duas unidades industriais, em Soure e em Setúbal.
“Este projeto em modelo de autoconsumo é mais um passo que damos para reduzir a nossa pegada ecológica e construir um futuro mais sustentável”, declara José Lopes, Administrador da Omya Portugal.
Para Paulino Oliveira, Diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da SunEnergy, “o autoconsumo de energia a partir da energia solar fotovoltaica é cada vez mais uma opção das pequenas, médias e também das grandes empresas, de todos os setores de atividade. Esta é uma forma de as empresas compensarem as emissões de gases associadas à sua atividade e reduzirem a sua fatura energética, que tem vindo a subir bastante, em particular nos últimos meses. Este é mais um projeto que nos enche de entusiasmo, juntando-se a um conjunto de projetos de grande dimensão que temos vindo a executar. Estamos a ligar Portugal ao Sol”.