A SUMOL+COMPAL é a primeira empresa na Europa a utilizar tampas HeliCap 27 de origem biológica, produzidas com base em Polietileno de Alta Densidade (HDPE) obtido a partir da cana-de-açúcar. Esta melhoria ambiental traduz mais um avanço da SUMOL+COMPAL e da Tetra Pak no compromisso de colocar no mercado produtos com uma componente acrescida de materiais renováveis e um perfil ambiental mais sustentável.
COMPAL Veggie é a mais recente gama de sumos de vegetais a integrar o portefólio da SUMOL+COMPAL e a primeira a chegar ao mercado europeu e português com as novas tampas HeliCap 27 com base em plástico de origem biológico. As novas tampas mantém a mesma segurança, fiabilidade e funcionalidade com um melhor impacto ambiental.
Os polímeros de polietileno utilizados na produção das HeliCap 27 Bio-based são obtidos a partir de cana-de-açúcar. Após a colheita, a cana-de-açúcar é triturada passando por vários processos até à produção de álcool etílico (etanol) que, posteriormente, dá origem ao polietileno (PE).
“A introdução das tampas de base biológica nas nossas gamas de Sumos e Néctares representa mais um passo no sentido da redução da pegada ambiental da marca COMPAL, depois de termos garantido, em conjunto com o nosso parceiro Tetra Pak, que todo o papel utilizado para embalar os nossos produtos provém de florestas sustentáveis”, refere Rodrigo Costa, Marketing Manager da SUMOL+COMPAL. “É nesta linha que nos revemos, e queremos continuar a trabalhar em conjunto para garantir que, no futuro, conseguiremos alcançar o objetivo de ter embalagens cada vez mais neutras, em termos ambientais”.
As novas tampas HeliCap 27 de origem biológica reforçam a aposta da SUMOL+COMPAL na sustentabilidade. De salientar que, em 2015, a empresa passou a utilizar exclusivamente cartão certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council) nas suas embalagens, o que significa que todo o cartão é proveniente de fontes certificadas e geridas de forma responsável – florestas que voltam a crescer. A marca COMPAL pretende ainda, a curto prazo, expandir a adoção das tampas de base biológica a todas as embalagens Tetra Prisma Aseptic de 1 litro colocadas no mercado nacional e internacional, reforçando o perfil de empresa ambientalmente responsável e líder em inovação no setor de sumos 100% e néctares na Europa.
As tampas de base biológica são recicladas da mesma forma que as tampas fabricadas a partir de polímeros obtidos de combustíveis fósseis e as embalagens de cartão da SUMOL+COMPAL devem continuar a ser colocadas no ecoponto amarelo de modo a serem recicladas.
As tampas de base biológica têm gravado no topo o símbolo de uma folha. Este logótipo foi desenvolvido pela Tetra Pak para facilitar a identificação das tampas produzidas com base em plástico proveniente de fontes renováveis. Ao optar por uma embalagem COMPAL Veggie, com este símbolo na tampa, o consumidor saberá que está a contribuir para a redução de emissões de gases com efeito de estufa e a diminuir a sua pegada ambiental.
“Enquanto fornecedor líder mundial de embalagens de cartão, acreditamos que a utilização de recursos renováveis, quando geridos de forma responsável, é o caminho a seguir para o crescimento e desenvolvimento sustentável da nossa atividade e da atividade dos nossos clientes”, refere Alejandro Cabal, diretor-geral da Tetra Pak Ibéria.