Alertar os frequentadores da praia fluvial da Mámoa para os pequenos lixos “esquecidos” na praia é o principal objectivo da mais recente campanha de sensibilização ambiental da Suma e da Câmara de Santa Maria da Feira, denominada “Esquecidos & Achados”.
A iniciativa visa estimular os utilizadores da estância balnear a insurgirem-se contra comportamentos negligentes e a criarem repulsa pela quantidade de resíduos esquecidos nas acções de limpeza das praias, com especial incidência sobre as beatas de cigarro. “Constituindo-se como o lixo mais comum do mundo – em Portugal, a cada minuto, cerca de 7 mil beatas vão parar ao chão – esta tipologia de resíduo é altamente contaminante das águas e perigosa para crianças e animais, levando 20 meses para se decompor na natureza.
Numa abordagem persecutória – embora apelando para um perfil empático – esta praia fluvial será intervencionada por uma beata ambulante, que entregará aos seus utilizadores um cinzeiro de praia, para prolongar o efeito da mensagem deixada”, explica a Suma em comunicado.