No âmbito do seu mais recente projeto de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social – RIMA’RTE, Artesanato Reciclado -, a SUMA celebrou, com o município de Vila Nova de Gaia, um protocolo de cooperação, o qual vigora desde o início do mês. Exigências corporativas de sustentabilidade, combate ao desperdício e comprometimento com os objetivos comunitários respeitantes à gestão de resíduos, impulsionaram a RIMA – participada da SUMA responsável pela gestão do aterro de Resíduos Industriais Não Perigosos da Lustosa – para um projeto de recuperação de resíduos decorrentes, maioritariamente, dos setores têxtil e de calçado, que recorrem a esta infra-estrutura para confinamento dos rejeitados da sua atividade produtiva.
RIMA’RTE foi, assim, a marca criada para identificar os produtos derivados da reutilização e reconversão destes desperdícios que, sendo selecionados na estação de triagem enquanto matéria-prima de novos objetos utilitários (malas, sacos, bolsas, cadernos, estojos, puffs, etc), contribuem para uma melhor gestão do tempo de vida útil do aterro.
Através da GAIURB, empresa municipal responsável pela gestão e exploração do parque habitacional do concelho de Vila Nova de Gaia – que promove, igualmente, o desenvolvimento das competências pessoais e sociais das famílias aí residentes -, a qual atuará em parceria com a Cooperativa Escola das Virtudes, a SUMA irá operacionalizar a produção dos objetos derivados da reutilização e reconversão destes desperdícios, os quais irão substituir fornecimentos externos, no que toca ao suporte de projetos corporativos e de responsabilidade social da SUMA,
bem como de educação e sensibilização ambiental.
De forma a potenciar a amplitude deste projeto, a SUMA encontra-se a instruir uma candidatura a fundos comunitários, destinada a obter financiamento para componentes logísticas, como maquinaria adequada à produção dos bens a executar. Adicionalmente, será criado um circuito de comercialização paralela, através da criação de uma loja online. Assumindo uma postura pró-ativa, centrada na procura de soluções eficazes, a SUMA procura promover a cidadania ativa e atuar numa perspetiva de mudança, desenvolvimento e responsabilidade social, integrando na sua visão e estratégia de desenvolvimento, um compromisso firme com um modelo de gestão ética, social e ambientalmente responsável.
É nesse sentido que este projeto de sustentabilidade ambiental se compromete com valores de expressão solidária, associando-se o processo produtivo destes artigos a instituições de proteção social e microempresas, aspeto que determina a persecução da missão social da SUMA no desenvolvimento de novas competências junto dos trabalhadores integrados e da sua inclusão profissional e pessoal.
EMARP investe na melhoria contínua da gestão de resíduos com novas ilhas ecológicas
A EMARP colocou em funcionamento quatro novas ilhas ecológicas em Portimão e na Mexilhoeira Grande. Adicionalmente, as ilhas já existentes...