A maior central de energia solar sobre coberturas vai ser inaugurada em Courgenay, na Suíça, promovida pela BKW, Energie du Jura e GEFCO, segundo anunciado em comunicado. A produção desta central vai satisfazer metade dos objetivos do Cantão de Jura em termos de energias renováveis até 2021.
A central é composta por 23 886 painéis fotovoltaicos, numa área de 43 000m2, o que é equivalente a quatro campos de futebol e meio. A sua capacidade faz das instalações a central de coberturas mais potente da Suíça, capaz de produzir anualmente 6,7 Gwh e eletrecidade, ou seja, o consumo anual de 1550 agregados familiares.
O projeto nasceu em 2015, por vontade da GEFCO Suíça em modernizar o estacionamento automóvel, tratando-se de uma área que alberga até 3000 veículos importados para o território, o que faz da central fotovoltaica sobre coberturas uma iniciativa diferenciadora pelas suas dimensões e capacidade.
Os trabalhos foram divididos em três fases, tendo sido a primeira concluída em março de 2016. As outras duas, operacionais desde agosto do presente ano, produzem 3,2 Mwp e 2,4 Mwp.
Uma parte da energia produzida vai ser utilizada no local para poder carregar os automóveis elétricos importados pela GEFCO. Já o excedente vai ser direcionado para a rede BKW, que vai ser fornecido aos clientes através do produto “Energy Green”, desenvolvido pela mesma.
Desta forma, a produção da central de energia solar deverá ser certificada para satisfazer as necessidades cada vez maiores em termos de eletricidade de fontes renováveis. Esta concretização permitirá prover quase metade dos objetivos de produção de energia do Cantão de Jura até 2021.
A eletricidade produzida deve permitir poupanças de 2400 toneladas de CO2 por ano (com base na combinação energética exigida pela União Europeia até 2020).
A BKW é uma especialista em energia e infraestruturas, a Energie du Jura é o centro de competências para a energia em Jura, e a GEFCO é um player mundial em logística industrial.