Os três Avisos do Fundo Ambiental, para “Apoiar uma nova cultura ambiental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020”, cujo prazo de candidaturas decorreu entre 19 de março e 22 de abril, atingiram as 285 candidaturas.
O Aviso mais concorrido foi o Programa Re-Educa: Educar para uma economia circular, com 148 candidaturas. Este é um programa que visa tornar a Economia Circular, promovendo a transição de uma economia linear, assente na extração, transformação, utilização e rejeição, para uma economia regenerativa de recursos, com o objetivo de reter tanto valor quanto possível de produtos, peças e materiais.
O segundo Aviso do Fundo Ambiental com maior número de candidaturas (72) foi o Programa EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável. Neste Aviso o objetivo é descarbonizar a sociedade e promover a transição energética. Pretende-se apoiar projetos com vista a uma sociedade neutra em carbono, assegurando uma trajetória sustentável de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a eficiência energética e a promoção de energias renováveis.
Finalmente no Programa EducarTe: Educar para o território, registaram-se 65 candidaturas.
Este é um programa em que as operações a apoiar devem contemplar iniciativas imateriais com uma abordagem inovadora e impacto reconhecido no domínio da Educação Ambiental, na promoção e desenvolvimento de uma sociedade resiliente e neutra em carbono.
Valorizar o Território, fomentando uma cultura cívica territorial que considere o ordenamento do território e a conservação e valorização do património – natural, paisagístico e cultural são outros dos requisitos deste Aviso. A dotação máxima do Fundo Ambiental para cada um dos Avisos é de 500 mil euros.