A STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) conta, desde sábado passado, 27 de novembro, com mais cinco autocarros 100% elétricos, dando por concluída a ação de renovação de frota, que está em curso desde abril de 2018 e tem como pressuposto garantir a crescente descarbonização da operação.
Segundo um comunicado divulgado pela STCP, as novas viaturas garantem uma autonomia mínima de 250Km e capacidade máxima de lotação de 90 passageiros por veículo, sendo totalmente acessíveis a clientes de mobilidade reduzida. Estão equipadas com várias tecnologias “de ponta” no apoio à condução ou segurança e utilizam materiais, de última geração, para redução de impacto ambiental.
A entrada em atividade destas cinco viaturas 100% elétricas, com zero emissões de poluentes, permitirá no seu conjunto uma redução anual de cerca de 441 toneladas de CO2 equivalente, comparativamente com um cenário em que continuassem a circular cinco das viaturas antigas que foram, entretanto, abatidas.
Manuel Queiró, presidente da STCP, afirma “tratar-se de mais uma conquista que irá beneficiar os passageiros e as populações envolventes, através da garantia da prestação de um serviço tecnologicamente mais avançado, seguro e confortável e que, ao mesmo tempo, diminui a sua pegada ambiental”.
As novas viaturas movidas a energia 100% elétrica, do fabricante Zhongtong Bus (ZT Bus), foram obtidas ao abrigo do II aviso do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos que permitiu a substituição de veículos em fim de vida (com mais de 16 anos), com o objetivo de prestar às populações um serviço de maior eficiência, em termos económicos e ambientais, e reduzir significativamente as emissões de carbono.
Ao longo destes últimos quatro anos, e com um investimento global de cerca de 70 milhões de euros, a STCP passa a deter um conjunto de 274 viaturas mais limpas, mais eficientes energética e economicamente (254 movidas a Gás Natural e 20 autocarros 100% elétricos). Neste âmbito, 65% da frota da STCP foi alvo de substituição durante este espaço temporal.
Este projeto de renovação da frota da STCP foi cofinanciado pelos Aviso I e Aviso II do PO SEUR Portugal 2020 – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Graças a este Programa, o mix energético da frota da maior operadora de transportes coletivos de passageiros da AMP – Área metropolitana do Porto, que contabiliza 420 autocarros, passa a ser composto por 79% CNG, 5% eletricidade e 16% diesel.
Os cinco autocarros Zhongtong Bus foram fornecidos pela empresa portuguesa a EF – Mobilidade Elétrica, representante da marca em vários mercados da União Europeia. A ZT Bus está entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros, o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio, sendo uma empresa certificada pela ISO 14001, empenhada na redução da pegada ambiental dos seus produtos.
O evento de apresentação dos novos autocarros 100% elétricos da STCP realizou-se este sábado, no Museu do Carro Eléctrico e contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.