Startup portuguesa que recupera “terras raras” a partir de e-waste é candidata em final internacional
A N9VE é a startup que venceu a final nacional da 20ª edição dos eAwards, iniciativa que pretende distinguir e premiar projetos de base tecnológica que gerem uma transformação positiva e que contribuam para uma sociedade mais sustentável. A vitória assegurou à startup oriunda do Porto, o acesso direto a um prémio de 10 mil euros, em numerário e a fundo perdido, e a presença na final internacional da NTT DATA talent week, que vai decorrer em Madrid, entre os dias 22 e 24 de novembro de 2021, na qual será atribuído um prémio de 60 mil euros ao vencedor, pode ler-se num comunicado.
O projeto da N9VE – Nature, Ocean and Value é candidato à categoria de Ambiente. Em conjunto com a Universidade de Aveiro, encontra-se em desenvolvimento um processo sustentável, escalável e eficiente para recuperar Terras Raras a partir de e-waste. De acordo com a mesma nota, “a tecnologia baseia-se no uso de macroalgas, para concentrar estes elementos nos seus tecidos”, tratando-se de uma “alternativa ecológica e mais eficiente face ao atual processo de extração mineira”. A N9VE está confiante de que vai dar resposta a um mercado em rápido crescimento, fornecendo “terras raras” através da “utilização de tecnologias verdes”, precisa a nota.
Liderada por José Pinheiro-Torres, a startup pretende operar à escala industrial, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias de baixo teor em carbono. Tal como explica o responsável, “as algas são altamente eficientes na captura de CO2, conseguindo mitigar quase o dobro do seu peso. Simultaneamente, a tecnologia utilizada baseia-se na minimização de efluentes tóxicos, o que se traduz em ganhos significativos para o meio ambiente”. Com esta solução “é possível dar resposta às necessidades de toda a cadeia de abastecimento e revolucionar um mercado em rápido crescimento, progredindo no sentido de um futuro mais eficiente e sustentável”, acrescenta.
O prémio atribuído à N9VE vai permitir-lhe consolidar o plano de negócios e robustecer o protótipo que será apresentado na final internacional, que decorrerá no âmbito da NTT DATA talent week. Na competição internacional são esperados onze projetos em representação de mais de onze países.
De acordo com Susana Bandarrinha, da Fundação NTT DATA Portugal, “estamos muito satisfeitos pela realização de mais uma edição dos eAwards. Um iniciativa que cumpre 20 anos de empreendedorismo e com uma componente cada vez mais vincada na área da sustentabilidade, o que reflete a nossa consciência e compromisso por um planeta mais verde e uma sociedade mais coesa, do ponto de vista social e económico. É sempre com grande entusiasmo que recebemos, analisamos e avaliamos as ideias dos empreendedores que se candidatam a esta iniciativa e, mais uma vez, fomos surpreendidos com a qualidade, audácia e inovação dos projetos apresentados. Estamos convencidos de que a N9VE vai representar muito bem o ecossistema empreendedor Português na final internacional dos eAwards.”
A avaliação dos projetos, em cada uma das fases da competição, é da responsabilidade de um júri composto por académicos, empreendedores e empresários de reconhecido mérito e competência.