A Sociedade Ponto Verde (SPV) disponibiliza o Ponto Verde Lab, uma plataforma digital que, segundo a instituição, tem o objetivo de promover a valorização dos materiais, incentivar a economia circular e aumentar a reciclagem. Através desde ‘hub’ de inovação ‘online’, a SPV pretende ainda fomentar o desenvolvimento de ideias, estratégias e processos de reciclagem, disponibilizando conteúdos e materiais técnicos sobre temas como a prevenção de resíduos, o ‘ecodesign’ e a investigação e desenvolvimento.
Para alcançar um maior número de pessoas e de entidades nacionais e internacionais, a SPV avança que os documentos originalmente elaborados em português encontram-se agora traduzidos para inglês, “convergindo em mais-valias para o setor e para o ambiente”.
“Sendo a reciclagem de embalagens o compromisso da SPV, há mais de 25 anos, e considerando as metas nacionais neste âmbito, a valorização assume-se enquanto aspeto premente, que depende da garantia de que existem melhores embalagens a circular no mercado, que estas têm uma maior reciclabilidade e que produzem menos resíduos”, afirma Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
Para a responsável, é assim essencial continuar “a trabalhar na sensibilização para o ‘ecodesign’ e na inovação ao longo de toda a cadeia de valor das embalagens, em conjunto com os nossos parceiros”.
Com os contributos de parceiros como os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) e a indústria de reciclagem, o Ponto Verde Lab disponibiliza um documento informativo dedicado a “embalagens críticas na triagem e reciclagem”. Para a SPV, este texto mostra como “os constrangimentos causados por embalagens podem ser ultrapassados ao alterar a conceção, sejam estas de vidro, papel/cartão, filme de plástico, PEAD, PET, alumínio ou ECAL”.
Ainda neste âmbito, mas com um foco exclusivo no plástico, a Sociedade Ponto Verde dá conta do “Guia prático para a conceção de embalagens de plástico”, para o qual contribuiu o Grupo de Trabalho sobre os Plásticos na Economia Circular, promovido pela Associação Smart Waste Portugal.
A “Rotulagem ambiental e as alegações ambientais” são também exemplos de temas explorados no ‘site’ do Ponto Verde Lab, devido ao importante papel que desempenham na orientação do consumidor para a adoção de práticas de consumo mais sustentáveis.
Considerando que os fabricantes de embalagens ou empresas embaladoras devem comunicar o bom desempenho ambiental dos seus produtos ou serviços, a SPV reúne “um conjunto de recomendações para que as alegações de reciclabilidade, biodegradabilidade, incorporação de reciclado, entre outras, sejam fundamentadas de forma inequívoca e sigam as Normas Europeias”.
O Ponto Verde Lab foi criado em 2019. É promovido pela Sociedade Ponto Verde e pretende “trazer a Portugal o conhecimento e ferramentas necessárias para provocar mudança, disrupção e evolução na reciclagem nacional”.