SPV dá música à reciclagem de embalagens no RiR
Prestes a arrancar a 10.ª edição do Rock in Rio (RiR) Lisboa, a Sociedade Ponto Verde (SPV) e a organização do festival unem esforços para continuar a fazer do evento um exemplo de boas práticas ao nível da sustentabilidade e da reciclagem de embalagens.
A Cidade do Rock está praticamente de portas abertas e tem, como habitualmente, várias medidas ambientais a decorrer, nomeadamente ativações que fomentam a correta separação e reciclagem de embalagens e que visam ajudar a alcançar as atuais metas de reciclagem de embalagens.
Foi também com esse objetivo que surgiu a ativação da Sociedade Ponto Verde no Rock in Rio Lisboa. Além de ter lançado uma campanha da app Acerta e Recicla dedicada ao festival, que ofereceu 60 bilhetes para o Rock in Rio Lisboa e 30.000€ distribuídos em 100 vales de supermercado, no recinto, a SPV terá um stand que convidará todos os festivaleiros a colocarem os seus conhecimentos sobre reciclagem de embalagens em prática.
Ao ritmo da música do Rock in Rio, através do jogo Rock the Recycle, quem visitar o stand será convidado a jogar e a mostrar que é um verdadeiro “Recycling Star”. Ao provar o seu conhecimento sobre o tema, poderão habilitar-se a ir ao Rock in Rio Brasil, com viagem, estadia e bilhete incluídos. O vencedor desta oportunidade única (para duas pessoas) será anunciado dia 23 de junho, às 23h00.
Além disso, na Cidade do Rock, haverá estruturas para a correta separação de resíduos; mochileiros com ecopontos móveis a circular pelo recinto, para maior conveniência na deposição de embalagens; e embalagens gigantes que promovem o ato de reciclar, sensibilizando quem está no festival.
A presença da Sociedade Ponto Verde tem como objetivo ajudar a reforçar a importância de oferecer mais literacia ambiental e ferramentas aos cidadãos para que reciclem cada vez mais e melhor, principalmente fora de casa.
O desafio deste ano passa por aumentar a taxa de resíduos enviados para reciclagem e é exatamente para reforçar este objetivo que a SPV terá no recinto diversas iniciativas. O mote é ajudar os cidadãos e, neste caso, os festivaleiros, a reciclar cada vez melhor, capacitando todos com mais conhecimento sobre reciclagem de embalagens.
“No Rock in Rio Lisboa, teremos, mais uma vez, a oportunidade única de mostrar que a sustentabilidade é uma missão de todos. Através das nossas iniciativas, queremos capacitar os festivaleiros com o conhecimento necessário para reciclarem corretamente as suas embalagens, onde quer que estejam. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir que eventos como este continuam a ser excelentes exemplos de boas práticas ambientais”, afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.
“A parceria com a SPV é fundamental para nos apoiar na evolução constante das nossas operações e na partilha de conhecimento para que possamos impactar toda a cadeia produtiva do festival e com isso ter cada vez melhores resultados na redução da geração e aumento da correta separação de resíduos nas diversas fases do evento, montagem, evento e desmontagem”, refere Roberta Medina, vice-presidente Executiva do Rock in Rio.