A Sociedade Ponto Verde disponibiliza, aos seus clientes embaladores, relatórios dinâmicos com informação estatística detalhada sobre as medidas de prevenção de resíduos de embalagens que estes adotam. É um serviço que ajuda as empresas a monitorizar o progresso das práticas aplicadas e a melhorar o seu desempenho nesta matéria. Em termos globais, os Relatórios de Medidas de Prevenção da SPV contribuem para impulsionar a economia circular e promover o cumprimento dos requisitos e das normas locais e europeias.
Através dos Relatórios de Medidas de Prevenção, a SPV possibilita que as empresas tenham acesso a uma sistematização do trabalho que desenvolvem no que diz respeito à redução, reutilização e reciclabilidade dos materiais de embalagem. O objetivo é incentivar a conceção de embalagens mais sustentáveis e circulares, tendo por base os princípios do ecodesign. Adicionalmente, permitem comparar o posicionamento da própria empresa face ao setor de atividade em que atua.
Após o Reporte das Medidas de Prevenção por parte dos clientes embaladores da SPV, são calculados os indicadores ambientais quantitativos que contribuem para o acompanhamento dos objetivos de prevenção estabelecidos. Esses indicadores estão associados a oito medidas concretas que se encontram definidos no Plano de Prevenção da SPV, sendo que cada medida incorpora um conjunto de ações em termos de redução e de reciclabilidade das embalagens.
Entre as oito medidas encontram-se opções como a redução do peso unitário da embalagem e a melhoria na relação do peso da embalagem e do seu conteúdo, a não utilização de embalagens supérfluas, a utilização de materiais com maiores possibilidades de valorização/reciclagem, ou a incorporação de matérias-primas recicladas ou com certificados de gestão sustentável.
“É prioritário para a Sociedade Ponto Verde estar próximo dos seus clientes, ajudando-os, ao abrigo das suas responsabilidades, a reforçar a integração de princípios de economia circular nos processos de produção, nomeadamente no que diz respeito à prevenção, reutilização e reciclagem de embalagens. Cumprir as metas de reciclagem de embalagens previstas para 2030 é um desafio de enorme complexidade e cabe-nos a nós, SPV, enquanto parceiro de excelência desta cadeia de valor prestarmos serviços de valor acrescentado aos nossos clientes que permitam saber onde se encontram e o que podem fazer mais para alcançar melhores resultados.” refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.