A Sotecnisol Power alcançou um marco importante no setor das energias renováveis ao instalar uma central fotovoltaica na Cânhamor – ECOblocos®. Esta é a primeira fábrica mundial dedicada ao tratamento e produção de blocos de cânhamo e fica em Portugal.
A Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), com potência instalada de 674 kWp, permitirá uma produção anual estimada de 1.012.852 kWh, contribuindo para uma redução de emissões de CO2 superior a 480 toneladas por ano. Estima-se que a energia gerada pela central fotovoltaica cubra mais de 25% do consumo total de energia da fábrica.
“Este projeto estratégico reforça o compromisso da Sotecnisol Power em fornecer soluções energéticas sustentáveis e eficientes, contribuindo para a otimização energética e para a redução significativa da pegada ecológica desta unidade industrial pioneira”, afirma Luís Teodora, Diretor Geral da Sotecnisol Power. “Acreditamos que a energia solar desempenha um papel fundamental na transição para um futuro mais verde e estamos orgulhosos de colaborar com a Cânhamor neste projeto inovador.”
Assim, a Sotecnisol Power utilizou módulos fotovoltaicos Jinko e inversores Sungrow, reconhecidos internacionalmente pela fiabilidade e performance. A instalação inclui coberturas em painel sandwich com garantia de estanquicidade, coberturas planas otimizadas e estruturas tipo carport, que oferecem produção de energia e sombra para estacionamento.
ROMA agora disponível para iOS
Para além disso, a empresa também anunciou o lançamento da versão iOS da sua aplicação ROMA, uma ferramenta para a monitorização da produção solar fotovoltaica. Com mais de 200 centrais fotovoltaicas monitorizadas, mais de 50 MW de potência instalada controlada diariamente e mais de 120 utilizadores ativos, a ROMA permite aos utilizadores acompanhar a produção de energia em tempo real e tomar decisões informadas para uma gestão energética mais eficiente.