Existem no mercado duas ofertas distintas de compactadores para a recolha e transporte de resíduos sólidos: i) os compactadores fixos ao chassi do camião, que são volteados para promover o despejo dos resíduos do contentor; e ii) os compactadores no solo, carregados e descarregados do camião por gancho amplirol incorporado no mesmo, cujo volteador só trabalha no solo.
Estas duas tipologias requerem por parte das entidades que prestam estes serviços a duplicação do investimento em camiões. Ainda que raramente estes sejam utilizados em simultâneo e, mesmo quando isso acontece, apresentem baixas taxas de aproveitamento. Existe assim um parque de veículos ocioso, que representa um elevado investimento inicial e de manutenção continuada.
Neste contexto, a Sopinal criou o compactador monobloco polivalente, para que os dois modelos de exploração pudessem operar sobre uma única tipologia de camião.
O Autocompactador polivalente de 20m3 permite com o seu sistema de volteio inovador, trabalhar na recolha urbana de resíduos sob o camião ou na recolha de resíduos estando a trabalhar no solo.
Vantagem: rentabilidade do equipamento em diferentes situações de trabalho, proporcionando aos clientes uma solução que reduz a necessidade de investimento em camiões, aumentando a taxa de utilização de cada veículo e a eficiência de processo.
*Este texto foi publicado na edição 106 da Ambiente Magazine