Sonangol aumenta frota para 12 petroleiros com mais dois construídos na Coreia do Sul
A Sonangol recebeu ontem dois novos petroleiros, com capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, elevando a frota própria para um total de 12 navios do género, informou a petrolífera estatal angolana.
Os dois navios, “Sonangol Cazenga” e “Sonangol Maiombe”, construídos na Coreia do Sul pela Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME), foram entregues à Sonangol Shipping nos estaleiros de Okpo, informou à Lusa a petrolífera.
“A aquisição destes dois novos petroleiros está alinhada com a visão da nova Sonangol expressa no rigor e seletividade dos investimentos. O ‘Cazenga’ e o ‘Maiombe’ vão permitir que Angola, através da Sonangol, participe de forma activa, e lucrativa, no mercado internacional de ‘shipping'”, refere a presidente do conselho de administração da petrolífera, Isabel dos Santos, citada na mesma informação.
Angola é atualmente o maior produtor de petróleo em África, com mais de 1,6 milhões de barris de petróleo por dia.
O anterior presidente da Sonangol, Francisco de Lemos José Maria, anunciou, em 2015, a encomenda à Coreia do Sul de dois navios petroleiros por 120 milhões de dólares (112 milhões de euros), com possibilidade de construção de mais dois.
A Sonangol não adianta o valor final do negócio, referindo apenas que os navios representam “um custo menor do que o orçamentado”, entrando ambos ao serviço entre abril e maio, fazendo nas viagens inaugurais “diversos transportes já fretados por empresas do Médio Oriente”, operados maioritariamente por tripulantes angolanos.