Sonae reforça ecoeficiência com poupanças no consumo de água
A Sonae reduziu o consumo total de água em oito mil metros cúbicos durante o ano de 2015, prosseguindo com o reforço da eficiência ambiental das suas operações a nível global. As medidas de ecoeficiência implementadas e as ações de sensibilização desenvolvidas permitiram reduzir em 14% o consumo de água nos últimos três anos, concluindo com sucesso o plano estratégico de Sustentabilidade da Sonae para o triénio 2013-2015.
Catarina Oliveira Fernandes (na foto), diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, afirma que a empresa “está empenhada na melhoria contínua da sua pegada ecológica, tendo nos últimos três anos desenvolvido um trabalho estruturado junto com os seus negócios para reforçar a ecoeficiência das operações. A poupança sustentada de água alcançada traduz a utilização e implementação de equipamentos mais eficientes; a monitorização dos consumos, como é exemplo o facto de todas as lojas Continente e Worten estarem equipadas com um Tableau de Bord Ambiental, uma ferramenta fundamental para a monitorização dos principais indicadores ambientais; a melhoria de processos operacionais; e as muitas ações de sensibilização efetuadas junto de colaboradores e clientes, por exemplo, em parceria com a Quercus, disponibilizámos aos clientes diversas dicas de eficiência na utilização e manutenção de eletrodomésticos.”
No negócio de retalho alimentar, o conjunto das lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia reduziram o seu consumo em 2,2% em 2015, apesar do crescimento orgânico registado no parque de lojas.
Considerando o universo comparável de lojas, registou-se uma redução de 6,2% no consumo de água potável face a 2014. Durante o último ano, a Sonae MC apostou no controlo da eficiência de equipamentos com fluxómetros em todas as torneiras e urinóis, controlo da pressão da rede, uso de autoclismos eficientes, utilização de máquinas de lavar roupa para lavagem de esfregonas e outros materiais de limpeza e controlo atempado de fugas. Em paralelo, continuou a sensibilizar os seus colaboradores sobre a importância da moderação do consumo de água.
No negócio dos centros comerciais, a eficiência no consumo de água melhorou 3% em 2015, para 3,4 litros por visita. Com este resultado, a Sonae Sierra está bem posicionada para cumprir o seu objetivo de longo prazo de atingir um nível de consumo máximo de água de 3 litros por visita até 2020.
Exemplo de projeto: Reutilização de águas residuais no Centro de Processamento de Carnes
O projeto desenvolvido pela Sonae MC, área de retalho alimentar da Sonae, permite a reutilização de água nas torres de refrigeração, na rega, em lavagens exteriores e no abastecimento dos depósitos do serviço de incêndio. O Centro de Processamento de Carnes está atualmente a reutilizar uma parte do efluente líquido proveniente do seu processo industrial após tratamento na ETARI (Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais). Numa base anual, cerca de 18.180 m3 de água são reutilizados.