O apoio da Sonae Indústria à campanha “Portugal Chama“, promovida pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, tem como objetivo ajudar a sensibilizar e mobilizar a população portuguesa para uma ação pró-ativa na prevenção e luta contra os incêndios.
Para Chris Lawrie, administrador da Sonae Indústria, “esta campanha é um apelo à ação de todos os portugueses para contribuir para um país mais protegido de incêndios florestais e, como tal, a Sonae Indústria não poderia deixar de estar envolvida”. “A prevenção de incêndios é um vetor essencial para a sustentabilidade da fileira florestal, que a Sonae Indústria apoia com pesquisa e desenvolvimento, ações de reflorestação e programas de educação ambiental em todo o país”, acrescentou.
De acordo com o propósito de ser uma empresa sustentável, são várias as iniciativas que a Sonae indústria tem vindo a apoiar na proteção das florestas nacionais. Entre estas, conta-se a participação ativa da Sonae Arauco no laboratório colaborativo ForestWise que junta empresas e universidades e desenvolve atividades de investigação e transferência de conhecimento na gestão integrada da floresta e do fogo. Destacam-se ainda as ações de reflorestação em zonas críticas do país através de iniciativas de voluntariado dos colaboradores de várias empresas do grupo e suas famílias.
A Sonae Indústria dedica-se ao fabrico de laminados e produtos derivados de madeira a partir de madeira reciclada, resíduos procedentes de outras atividades e matérias-primas provenientes de florestas geridas de forma sustentável, bem como de fibra lenhosa oriunda de outras fontes com boas práticas de gestão. A empresa adota os princípios do desenvolvimento sustentável e utiliza a ecoeficiência como referencial para a operação das suas fábricas, segundo elevados padrões de gestão ambiental.
Toda a informação está disponível em www.portugalchama.pt