Sofia Melo Mendes assume liderança ESG da Verlingue a nível internacional
A Verlingue SAS, acionista detentora do capital da Verlingue Portugal, nomeou Sofia Melo Mendes para o cargo de responsável de ESG da Verlingue a nível internacional, que reportará operacionalmente a Benjamin Verlingue, Presidente e CEO do Grupo Adelaïde.
A sua principal missão será coordenar a estratégia de ESG de todas as filias onde a Verlingue está presente, ou seja, Portugal, França, Suíça, Reino Unido e Itália, com o objetivo de prosseguir o desenvolvimento sustentável da Corretora e fortalecer o seu compromisso com o ambiente e a sociedade. Esta nova função será conciliada com a sua responsabilidade enquanto diretora de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Verlingue Portugal.
A Verlingue é a primeira corretora em Portugal Carbono Zero, tendo obtido esta certificação após realizar o sequestro total das suas emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) em 2023 em quantidade equivalente de carbono, através de projetos desenvolvidos em floresta nacional.
“É com enorme felicidade que recebo este desafio, num momento em que a Verlingue acaba de lançar um novo plano estratégico até 2028, com metas muito ambiciosas e uma visão do futuro em que acredito e para a qual quero contribui”, declara Sofia Melo Mendes.
Há dois anos, Sofia Melo Mendes juntou-se à Verlingue Portugal para fundar o Departamento de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade, após ter estado cerca de cinco anos no Departamento de Comunicação do Grupo BNP Paribas.
Este ano, conquistou o 2.º lugar na categoria de Relações Públicas na competição Young Lions Portugal, após ter conquistado o 3.º lugar no ano anterior e, em 2022, vencer o prémio de Melhor Trabalho Académico, do Observatório de Comunicação Interna, pela sua dissertação de mestrado sobre “Employee Advocacy: O Estudo de Caso do Programa Connectors no BNP Paribas em Portugal”.
Esta nomeação insere-se no novo plano estratégico chamado Better Future 28 apresentado em julho, composto por 4 eixos estratégicos: 1) Crescimento orgânico e externo, 2) Desenvolvimento do capital humano, 3) Inovação tecnológica e 4) Impacto positivo.