É já este fim-de-semana que o Festival da Comida Continente regressa ao Parque da Cidade, no Porto, e a Sociedade Ponto Verde (SPV) volta a prestar apoio na gestão de resíduos e com uma ação de sensibilização para a correta separação de embalagens nos ecopontos verdes, azuis e amarelos.
Além dos pontos fixos para reciclagem seletiva, e considerando que o Festival da Comida Continente, de entrada livre, vai juntar milhares de pessoas, a SPV terá também equipas de “mochileiros” com ecopontos móveis a circular pelo recinto durante os dois dias, para maior conveniência na deposição de embalagens, e que vão ajudar a esclarecer dúvidas sobre reciclagem.
Através desta parceria, a SPV reforça a sua atuação na área da Literacia Ambiental e associa-se a um evento que é, a cada edição, mais verde e inclusivo, e segue a política dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar). Além da reciclagem de embalagens, entre as suas boas práticas, o festival vai disponibilizar copos reutilizáveis, pratos e tigelas biodegradáveis e talheres de madeira. Já o excedente alimentar vai ser doado para minimizar o desperdício alimentar, adianta a SPV, num comunicado.
“O Festival da Comida Continente, que recebe anualmente milhares de pessoas, é um bom exemplo de como uma boa parceria interliga todas as partes e potencia uma dinâmica em que todos ganhamos: o negócio, o consumidor e o Planeta”, declara Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Ativação da Marca Continente.
Também, Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, defende que “eventos que juntam milhares de pessoas, onde são gerados grandes volumes de resíduos, são muito relevantes para fazermos este reforço de reciclagem em contexto fora de casa. Temos de continuar a trabalhar, coletivamente, para mitigar os impactos do nosso dia a dia no Ambiente”.