Sociedade Ponto Verde entrega mais de 800 ecopontos em todo o país para a Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontece em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, e a Sociedade Ponto Verde tem sido parceira da organização, de modo a sensibilizar todos os participantes para a importância de adotarem práticas mais sustentáveis, nomeadamente no que diz respeito à reciclagem seletiva de embalagens após o consumo.
Ao longo da preparação do evento, a SPV subscreveu a carta de Compromisso de Sustentabilidade na JMJ 2023, colaborou no desenvolvimento do Manual do Peregrino e do Guia de Boas Práticas, deu apoio à avaliação da sinalética a distribuir por várias localizações do evento e contribuiu para a ação de plogging “All Together” nas várias dioceses nacionais (Braga, Beja, Santarém, Lisboa, Setúbal, Lisboa, Covilhã, Leiria, Viana do Castelo, Vila Real, Ponta Delgada), através da oferta de mais de três mil kits de sacos de recolha de embalagens durante a caminhada.
Além disso, a entidade tomou a iniciativa de entregar, em estreita colaboração com o Gabinete de Diálogo e Proximidade da JMJ Lisboa 2023, mais de 800 conjuntos de ecopontos a paróquias de todo o país.
“Unimos esforços e juntamo-nos à organização da Jornada Mundial da Juventude para darmos o nosso contributo em tornar este evento o mais sustentável de sempre. É fundamental que em eventos que juntam milhares de pessoas sejam criadas as condições para que seja feita a correta reciclagem das embalagens tanto ao nível das infraestruturas, como ao nível da sensibilização e orientação para a temática”, afirma Ana Trigueiro Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
A SPV pretende ainda sensibilizar para práticas mais sustentáveis através das redes sociais e de artigos que disponibilizam dicas de reciclagem.
Carmo Diniz, do Gabinete de Diálogo e Proximidade da JMJ Lisboa 2023, destaca que “esta colaboração com a Sociedade Ponto Verde foi muito positiva e importante para a sensibilização dos voluntários, peregrinos e da própria organização”.