Como manda a tradição, Ribamar recebe no segundo domingo de outubro a Festa em homenagem a Nossa Senhora de Monserrate, padroeira da freguesia. Esta é uma das últimas romarias do ano, na qual a Sociedade Ponto Verde, em parceria com a Valorsul, marcará presença com uma iniciativa que pretende unir e incentivar todos os portugueses para a grande e importante missão que é reciclar.
Com o objetivo de sensibilizar para os hábitos e comportamentos que podemos adotar para tornar o nosso planeta mais sustentável, a Sociedade Ponto Verde leva a reciclagem às já tradicionais Festas de Ribamar, inicialmente realizadas pelos pescadores, que cessavam a sua atividade a partir de setembro devido ao agravamento das condições climatéricas e ao estado revoltoso do mar.
Além de ser assegurada a recolha seletiva através da disponibilização de contentores alusivos a cada um dos materiais, vai ser possível encontrar promotores com mochilas ecoponto a circular pelas ruas, indo ao encontro dos visitantes para facilitar a colocação das embalagens vazias nos locais adequados.
Para além da diversão, há que incentivar os visitantes a adotarem comportamentos sustentáveis para garantir um menor impacto ambiental. A iniciativa tem também como objetivo reforçar os bons hábitos de separação em qualquer local e não só em casa, através de uma experiência que se espera que seja um sucesso entre as centenas de visitantes, provenientes de todos os cantos do nosso país.
Durante uma semana, será possível reviver e experienciar as tradições da freguesia, entre elas a procissão, na qual são os pescadores que transportam os andores da padroeira, e o peditório, acompanhado pela banda de música de Ribamar. Antes e depois destas cerimónias, os visitantes têm inúmeras atratividades por onde escolher, desde a quermesse, atuação de bandas, jogos tradicionais, artesanato e, como não podia faltar, uma grande oferta de restaurantes e tascas com comida tradicional e, garantidamente, saborosa.