Criar peças de arte a partir de embalagens usadas de plástico é o objetivo do “Reborn – The Beauty in Recicled Art”. O projeto da L’Oréal Portugal, em parceria com a Arte Viral e a Sociedade Ponto Verde, vai desafiar 20 jovens artistas a darem largas à imaginação e a transformarem 80 quilos de embalagens vazias em peças de arte.
A Sociedade Ponto Verde associou-se a esta causa de forma a ajudar a marca e os artistas a tirarem todo o partido das embalagens usadas, ajudando-os, simultaneamente, a perceber a importância de dar uma nova vida aos nossos resíduos e a preservar os recursos do planeta.
O projeto vai assim ao encontro da missão da Sociedade Ponto Verde, uma vez que pretende educar para as melhores práticas ambientais, mudar comportamentos e, ainda, contribuir para promover os princípios da economia circular assentes na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais.
80 kg de embalagens de plástico recolhidas durante um ano por colaboradores da L’Oréal Portugal e 20 artistas são assim o mote para este projeto criativo. A iniciativa arranca já no dia 29 de setembro, na Academia L’Oréal, no qual a Sociedade Ponto Verde é uma das convidadas para dar um workshop sobre a Importância da Mudança de Comportamentos para uma Economia Mais Circular. Neste encontro, que pretende juntar criatividade, sustentabilidade e integridade artística, cada um dos artistas participantes receberá 4 kg de embalagens vazias de cosméticos prontas a tornarem-se numa criação artística.
Das 20 obras criadas, três serão selecionadas no dia 18 de outubro para estarem expostas no “It’s Happening”, um festival cultural que decorrerá nos dias 20 e 21 de outubro, na Escola Secundária António Arroio, em Lisboa. O evento visa desenvolver soluções sustentáveis recorrendo à arte, promover jovens artistas, consciencializar para o importante papel da arte na nossa sociedade, ao mesmo tempo que incentiva a comportamentos e atitudes em prol do ambiente.