O Dia Mundial do Ambiente é o mote perfeito para reciclar as suas ideias. Começar por ter um ecoponto em casa, a custo zero, é sempre um bom princípio. Assim, a proposta da Sociedade Ponto Verde (SPV) é: faça o seu próprio ecoponto doméstico. Envolver e sensibilizar toda a família nesta atividade torna ainda mais agradável separar e reciclar.
A SPV partilha algumas dicas:
- Utilize dois caixotes para os seus resíduos domésticos: um para os resíduos indiferenciados (aqueles resíduos cuja reciclagem não é possível, mais conhecidos como “lixo doméstico”) e outro para as embalagens de plástico e metal.
- As embalagens de vidro, pelo seu maior volume, podem ser armazenadas num outro local da casa, por exemplo numa varanda, despensa ou arrecadação.
- O papel e o cartão usados podem ser armazenados em qualquer divisão, numa caixa de cartão, pois não provocam maus cheiros.
- Deve espalmar as embalagens de papel e cartão, a fim de reduzir o seu volume, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento em casa e assim reduzir o número de deslocações ao ecoponto.
- Sempre que possível, escorra todo o conteúdo das embalagens e espalme-as, de forma a ocuparem o menor espaço possível.
- As embalagens de madeira também devem ser separadas, embora só possam ser depositadas nos ecocentros.
- Se tiver crianças em casa ou simplesmente gostar de se dedicar aos trabalhos manuais poderá adaptar caixas de cartão, decorando-as – com pinturas ou colagens – com temas alusivos a cada tipo de material e fazer dessas caixas os “ecopontos domésticos”.
Quando as caixas estiverem cheias, poderá transportá-las até ao ecoponto mais próximo, colocar aí os respetivos materiais e começar tudo de novo.