No próximo dia 25 de março, no auditório da EDP, realiza-se a Conferência Anual do BCSD Portugal. Intitulada “Society 5.0: The Challenge of Sustainable Smart Societies”, a conferência junta vários especialistas nacionais e internacionais.
“Porque a revolução tecnológica é inevitável”, a Conferência vai reunir especialistas em diversas áreas para “refletir sobre o potencial de utilização das tecnologias 4.0 para apoiar um modelo de desenvolvimento sustentável centrado nas pessoas e no planeta”, refere o BCSD Portugal em conunicado.
Oradores da conferência incluem o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, o CEO da EDP e presidente do BCSD Portugal, António Mexia, a diretora de Sustentabilidade da World Wide Generation, Tauni Lanier, a especialista em alterações climáticas e diretora da Carbon Pricing Leadership Coalition do Banco Mundial, Angela Churie Kallhauge, Sogo Fujisaki, vice-presidente de CSR e da Estratégia de Desenvolvimento Sustentável da Fujitsu Limited, e Laila Pawlak, professora na Singularity University (EUA) e CEO da SingularityU Nordic.
O BCSD Portugal, associação sem fins lucrativos que integra mais de 90 empresas de referência em Portugal ativamente comprometidas com a transição para a sustentabilidade, e que no seu conjunto representam mais de 30% do PIB português, organiza segunda-feira, dia 25 de março, a sua conferência anual, este ano dedicada ao tema da Sociedade 5.0.
Sob o mote The Challenge of Sustainable Smart Societies, o BCSD Portugal desafiou um grupo de ilustres especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas para refletir sobre a Sociedade 5.0, um conceito pioneiro lançado pelo governo japonês, e que pressupõe a utilização e aproveitamento da tecnologia em prol de uma sociedade mais sustentável e centrada no bem-estar das pessoas.
“Quisemos juntar especialistas de diversas áreas que, graças à sua visão de futuro, têm liderado movimentos de transformação nas suas organizações e na sociedade”, explica João Wengorovius Meneses, secretário geral do BCSD Portugal. A responsável acrescenta ainda que “com esta conferência, pretendemos debater e partilhar experiências de sucesso nas quais, mais do que na produtividade económica, a tecnologia é posta ao serviço da humanidade”.